O Brasil tem mais de 2 milhões de novas empresas abertas no 1º semestre de 2022, a partir de dados da Receita Federal, obtido com exclusividade pela CNN Brasil.
No primeiro semestre de 2021 foram abertas 2.016.078 novas empresas, enquanto 2.016.481 foi a quantia dos seis meses deste ano.
O levantamento aponta que há diversos fatores macro e microeconômicos que devem ser levados em consideração ao justificar essa evolução. Entretanto, vale a análise de que, apesar de o país enfrentar um cenário global desfavorável, os brasileiros seguem empreendendo.
Os dados ressaltam ainda que, nos últimos anos, o Brasil alcançou poucas vezes a marca de 2 milhões em apenas um semestre.
De 2.016.481 milhões de empresas abertas no Brasil, 78,48% são MEIs (microempreendedores individuais), o equivalente a 1.582.628 mil CNPJs. Enquanto 21,52%, o equivalente a 433.853 mil, são não MEIs (microempresas, empresas de pequeno porte, empresas de grande porte).
O mês de maio apresentou o maior registro de empresas não MEIs registradas no primeiro semestre, somando o total de 79.880 novos CNPJs abertos. O número supera o mesmo recorte de 2021.
Segue a lista da empresas que mais abrem no Brasil:
1. Loja de roupas e acessórios
No topo da nossa lista estão as lojas de vestuários e acessórios e somente em 2021 foram abertas mais de 56 mil novas lojas no Brasil. Portanto, esse é um dos negócios que a gente mais encontra em todos os lugares.
Apesar de toda essa concorrência, ainda tem espaço para quem deseja trabalhar na área. Principalmente se você segmentar e focar em um público específico ou um tipo de roupa.
2. Promoção de vendas
Essa é uma área que pouca gente conhece e é pouco comentada no mercado, mas pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro. Só para você ter uma noção, em 2021 foram abertas 46 mil empresas do tipo no Brasil e pouca gente sabe disso.
Geralmente uma empresa do tipo atua de forma individual, apenas com o promotor de vendas. Ele é responsável pela divulgação de um produto, entrega de material publicitário e estratégias para aumentar as vendas de um produto.
3. Cabeleireiro, manicure e pedicure
Esse é um segmento que não para de crescer no Brasil e dentro de 1 ano foram abertos mais de 36 mil novos negócios nessas áreas. Então pode ser uma excelente oportunidade para você que ainda não sabe que tipo de negócio abrir.
Inclusive, uma opção que eu sempre comento aqui que dá para iniciar com baixo investimento é o negócio de cabeleireiro masculino.
5. Restaurantes
Mais um tipo de negócio muito tradicional no Brasil e que apesar de ter sofrido bastante durante a pandemia, teve muitos restaurantes novos sendo abertos.
Somente em 2021 foram cerca de 28 mil novos restaurantes no Brasil. O que mostra que o setor está voltando com tudo.
E se você quer abrir sua empresa nós da Mco contábil, nós estamos a disposição para ajuda-lo na abertura de sua empresa!