Sim, a profissão de maquiador está na lista de profissões aptas para ser MEI. Porém, vale lembrar que o MEI possui um limite de faturamento de até R$ 81 mil ao ano, proporcional a R$ 6.750 por mês. Além disso, o profissional não pode ser sócio ou ter participação como administrador de outra empresa.
O salão de beleza pode ser MEI?
A resposta para essa pergunta é não, o salão propriamente dito não pode ser MEI, apenas os profissionais que trabalham nele.
Descrição das atividades
Um maquiador MEI pode realizar diversas atividades relacionadas à beleza, como a limpeza de pele, massagens faciais, todo o preparo da maquiagem, assim como outras atividades voltadas para o tratamento de beleza. Veja abaixo todas as atividades permitidas:
- Serviços de bronzeamento artificial;
- Clínica de emagrecimento com o uso de equipamentos;
- Serviços de corrente russa;
- Serviços de depilação com cera;
- Serviços de depilação;
- Serviços de design, depilação e limpeza de sobrancelhas;
- Serviços de endermoterapia;
- Serviços de esteticista;
- Serviços de estética corporal;
- Serviços de hidratação de pele;
- Serviços de higiene e beleza;
- Serviços de higiene e embelezamento;
- Serviços de higiene pessoal;
- Instituto de beleza;
- Instituto de emagrecimento com uso de equipamentos;
- Instituto de massagem estética;
- Limpeza de pele;
- Massagem estética;
- Massagem facial;
- Massagem para emagrecimento;
- Peeling;
- Revitalização de pele;
- Spa sem serviço de alojamento;
- Tratamento estético;
- Tratamento facial.
Plano de negócios para abrir MEI
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material e equipamentos que você precisará no início. Além disso, deve-se pesquisar também o público que você deseja atender, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócios:
- O que você irá oferecer com o seu MEI (produto ou serviço);
- Gestão de pessoas e recursos humanos;
- Controle financeiro;
- Mercado, principais concorrentes e potenciais clientes;
- Planos de expansão.
Equipamentos necessários para maquiadora profissional
Além de abrir o MEI, você precisará de alguns equipamentos no início do seu próprio negócio, como:
- Primer;
- Base;
- Sombras;
- Rímel;
- Pincéis;
- Delineador;
- Batons diversos;
- Cílios postiços;
- Lápis de olho;
- Paleta de cores;
- Iluminador;
- Blush;
- Corretivos;
- Demaquilante;
- Luvas descartáveis;
- Fixador de maquiagem;
- Pó para contorno;
- Faixa de proteção para o cabelo;
- Espelho.
Se você trabalha como maquiadora freelancer, saiba que esse setor vive de aparência. Por isso, busque sempre itens de qualidade e até mesmo de marcas famosas. Por mais que o investimento seja um pouco mais alto, você terá um retorno muito maior quando começar a utilizar as melhores do mercado.
Produtos
Algo que faz muita diferença no setor de MEI maquiadora é a escolha dos produtos. O ideal é fazer uma boa pesquisa para encontrar as melhores opções no mercado.
É recomendado que você observe as principais marcas do mercado e possua uma variedade de tons de pele e cores para atender a demanda das clientes. Faça também um pequeno teste na pele das suas freguesas antes de utilizar os produtos para verificar se há qualquer tipo de reação alérgica.
Funcionários para uma maquiadora profissional
O MEI pode ter até um funcionário devidamente regularizado e cadastrado. Essa pessoa pode ganhar remuneração de um salário mínimo ou o piso salarial da categoria.
Para mostrar maior profissionalismo, monte uniformes ou aventais personalizados para você e esse funcionário. Além disso, invista no treinamento do colaborador, para que vocês possam oferecer sempre o melhor serviço ao cliente.
Divulgação do serviço de maquiadora profissional
Ter uma boa divulgação do seu serviço fará toda a diferença, especialmente no início, para que ele se torne conhecido pelos futuros clientes e públicos em geral.
Mas não se esqueça: nesse ramo, o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Por isso, o atendimento impecável e serviço excelente serão essenciais para ter sucesso. Cativando um cliente, é muito provável que ele novos clientes – às vezes, tão fiéis quanto ele.
Com a divulgação, você pode apostar também no marketing digital com uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram. Observe como outros maquiadores estão trabalhando na divulgação e determine os resultados que você deseja alcançar para entender se vale a pena seguir o mesmo caminho.
Como abrir uma empresa?
Em todos os formatos empresariais, a constituição de uma nova empresa exige alguns processos. O primeiro passo é, claro, possuir a conclusão do seu respectivo curso, obtendo o registro junto ao conselho que o supervisiona.
1 – Escolha o tipo de atividade
Antes mesmo de decidir abrir uma empresa, é necessário identificar qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções, porém, o que melhor se encaixa com a atividade é o de serviço, cuja atividade é direcionada ao consumidor final.
- Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
- Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
- Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.