fbpx

Conheça melhor os tipos de profissionais com os perfis X,Y e T

X, Y e T: você sabia que existem tipos de profissionais com características próprias de cada geração?

Entender essas aptidões comuns no mercado de trabalho é interessante para saber como promover melhorias em seu processo de recrutamento e seleção.

Recrutar e selecionar sem planejamento e atenção aos candidatos nunca foi uma opção para a área de Gente e Gestão. Apesar disso, o nível de precisão nas decisões na área de recrutamento e seleção é algo que vem amadurecendo com o passar do tempo.

Hoje, é essencial analisar os profissionais além das suas habilidades técnicas por meio de testes de seleção adequados ao perfil de cada um. Desse modo, é possível ter uma visão macro de todos os talentos e suas características ligadas à personalidade. Da mesma forma, conseguimos mapear a cultura organizacional e qual perfil conseguirá performar melhor de acordo com o fit cultural.

Entenda a relação entre perfil, soft skill e recrutamento e seleção

As soft skills são de suma importância para todas as análises ligadas a satisfação, engajamento e produtividade. De tal forma que todas as características, que antes eram pesquisadas com uma dose extra de subjetividade, ganharam mais precisão por meio da Inteligência Artificial e do People Analytics.

A seguir, listamos as principais características de três tipos de profissionais. Essa lista ajudará você a entender como é cada tipo de perfil e suas principais soft skills, de forma geral. Nosso objetivo é auxiliar por meio de um mapeamento inicial, para que você possa selecionar o talento mais aderente à sua cultura organizacional e ao momento da sua empresa.

Essa análise também permitirá que você pense na melhor estratégia de desenvolvimento para tal perfil e, assim, destrinchar para um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ou Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) mais analítico.

Conheça os tipos de profissionais: X, Y e T

O profissional X

Bastante discutido na área da administração e motivação, esse tipo de perfil profissional é considerado pelo professor e economista americano Douglas McGregor, ainda na década de 60, como parte da “Teoria da Hipótese da Mediocridade das Massas”.

Os profissionais X, normalmente, precisam ser “vigiados” e liderados de perto. Além disso, performam melhor por meio de um sistema de controle mais rigoroso, que faz com que seus potenciais possam ser utilizados para o bem da equipe.

É possível resumir algumas características dos profissionais X, sendo elas:

  • falta de ambição;
  • egocentrismo;
  • dificuldade de autocontrole e autodisciplina;
  • maior resistência à mudanças;
  • negatividade.

É claro que a teoria de McGregor é polêmica, mas traz um ponto de atenção para aqueles que fazem o recrutamento e seleção desses profissionais para uma empresa. Por outro lado, essa personalidade, quando bem trabalhada, é capaz de entregar os resultados esperados.

O profissional Y

Com características bem distintas do anterior, o profissional Y tem traços de responsabilidade e criatividade. Normalmente, é considerado especialista com grau de importância de um gestor, mas sem uma equipe para gerir.

O resumo desse perfil de colaborador pode ser visto da seguinte forma:

  • inovadores, criativos e diferenciados;
  • buscam soluções de alta complexidade;
  • grande capacidade de automotivação e autocontrole;
  • foco é a palavra de ordem.

Mais uma vez, os especialistas do setor de Gente e Gestão, ao promover um R&S, devem ficar atentos para as demandas de suas empresas. É necessário promover análises intensas dos profissionais disponíveis para entender a compatibilidade entre candidato e instituição.

O profissional T

Esse perfil caminha muito bem pelo campo generalista e especialista ao mesmo tempo dentro de uma mesma área. Ele consegue entender as particularidades de um problema, uma vez que tem muito conhecimento técnico. Além disso, contribui com uma visão ampla do negócio.

Essa característica multidisciplinar construída sobre a especialização, a capacidade de pensar de maneira distinta e a integração com as mais diversas áreas dentro da empresa, torna esse profissional o mais valorizado no mercado atual.

Com todas as mudanças que o mundo vem passando nos últimos tempos, é uma tendência que as empresas não separem mais seus setores. A partir de agora, a integração total das áreas é fundamental para o sucesso do negócio.

Saiba quais são as habilidades para um bom recrutamento e seleção

Nesse novo modelo de mundo, a formação acadêmica e técnica, de forma isolada, vem perdendo sua força.

Desse modo, para que o profissional tenha destaque e seja ainda mais valorizado, é essencial que ele tenha em mente que comportamentos, habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento fazem parte de um profissional multidisciplinar.

Veja, a seguir, algumas características que todo profissional deve buscar desenvolver.

  • Autoconhecimento: identifique seus pontos positivos e os que merecem melhorias, além de potencializar suas habilidades e competências.
  • Inteligência emocional: entenda e aprenda a lidar com suas emoções para contribuir para o seu desenvolvimento e dos demais que estão ao seu redor.
  • Flexibilidade: aprenda ser flexível nos imprevistos e em novos desafios, transformando esses momentos em oportunidades.
  • Agilidade: estamos na era tecnológica, em que rapidez e agilidade são essenciais para a redução de retrabalho, otimização de processos e economia dos recursos financeiros.
  • Capacitação: nunca deixe de se capacitar e busque sempre o seu desenvolvimento, Isso resultará em mais produtividade e conhecimento.
  • Comunicação: fundamental em qualquer relação, o saber se expressar é tão importante quanto o saber ouvir. Por isso, se abra para novas possibilidades.
  • Proatividade: agora o profissional toma iniciativa, propõe melhorias, contribui para a busca de resultados e colabora com o mercado de atuação.
  • Criatividade: criar possibilidades e projetos é uma forma de você mostrar sua capacidade de inovar.
  • Equilíbrio: é a balança da vida, por isso atenção à carreira e sua vida social.

Agora que já explicamos sobre os tipos de profissionais e aptidões, podemos concluir que não é possível que nossas empresas fiquem a parte desse processo de avaliação.

Há um tipo de profissional para cada necessidade das organizações, mas o foco deve sempre estar na multidisciplinaridade. Por isso, ao realizar um recrutamento e seleção, entenda suas possibilidades e demandas e busque os melhores candidatos para obter o melhor resultado possível.

Se este conteúdo foi útil para o seu trabalho, compartilhe-o nas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem sobre o assunto. O que acha?

🗨️ Precisa de ajuda?