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Como montar uma Oficina Mecânica?

Para quem tem paixão por carros e sabe consertá-los, ter uma oficina mecânica pode ser um negócio lucrativo. Entender como funciona o carro e os diferentes sistemas nele contido e ainda consertá-lo é um trabalho e tanto.

Mais importante do que saber consertar e fazer diversos reparos em uma oficina mecânica é o reconhecimento do cliente pelo trabalho feito. A reputação e a imagem do profissional sempre estão em jogo, sua habilidade como mecânico, mas também como um empreendedor.

No começo do negócio, por não conhecer tanto o trabalho do mecânico, o cliente pode ficar com receio de fazer o serviço. Por isso, conserve sua imagem profissional, mostre conhecimento e segurança na área para ganhar reputação e serviços.

Planejando a abertura da sua Oficina Mecânica

O empreendedor que trabalha com dedicação e com persistência se esforçando um pouco a cada dia, chega ao seu objetivo cedo ou tarde os alcança.

A primeira coisa a se fazer para iniciar o seu negócio é planejar.

Levante todos os dados necessários para abrir uma oficina mecânica. Veja a documentação necessária, estrutura física, equipamentos e ferramentas, móveis e equipamentos para a parte administrativa, mão-de-obra, localização, entre outros itens.

Conheça o seu negócio e trace vários planos para obter as informações para montar a sua oficina.

A informação está disponível, seja com pessoas ou instituições. Você pode consultar pessoas que atuam na área, clientes que foram atendidos em oficinas mecânicas em sua região, caso a coisa fique mais complexa é recomendável a ajuda de profissionais da área de consultoria ou similar.

Iniciar o seu negócio da forma correta e da melhor maneira possível é fundamental para quem quer ficar estável no mercado e se tornar financeiramente independente.

Criando A Sua Oficina

Nessa etapa o empreendedor já tem todas as informações disponíveis para enfim iniciar o sua oficina mecânica. Monte  o seu plano de negócio e fique atento a todas os itens; um erro nessa etapa pode atrasar  o lançamento do negócio.

Certifique-se de que todas as ferramentas necessárias para os mais diversos serviços estão disponíveis, valide se os funcionários contratados têm as habilidades necessárias para atender a demanda e são treinados para um bom atendimento, se a localização do seu negócio favorece a vinda de clientes, além de muitos outros detalhes que devem ser notados.

É importante também organizar as ferramentas da oficina e fazer manutenção constante nos equipamentos para não comprometer a qualidade dos serviços.

Dependendo da quantidade de funcionários que existir em sua empresa, será necessário organizar e dispor os equipamentos de modo que vários serviços sejam executados ao mesmo tempo sem interrupções.

Uma dica para economizar ao montar uma oficina é procurar uma oficina mecânica para venda, assim você poderá pagar mais barato por todos os equipamentos necessários, sem contar que irá aproveitar o ponto.

Durante o processo de montagem, muitas ideias para incrementar o negócio irão surgir. Anote tudo sempre: isso pode fazer a diferença em seu negócio e gerar maiores lucros.

Cadastro De Clientes

Com o aumento nos serviços, o contato com diversos clientes e a expansão do negócio, fica difícil lembrar com detalhes o que foi feito em um carro em determinada época. Informações sobre garantia de peças e de serviços se não forem armazenadas e guardadas de forma organizada podem gerar um desconforto para o cliente em um retorno à oficina.

Você pode utilizar um sistema loja virtual ou uma planilha do Excel para se organizar.

Assim, tenha um registro de seu estoque de peças e faça um cadastro de clientes. Os sistemas de cadastro de cliente podem ser de variados modos.

Há versões pagas e gratuitas de softwares para instalar em seu computador, tudo vai depender da necessidade do empreendedor e de como ele realizará o processo de cadastramento.

As versões pagas são as mais completas e é recomendado para empresas maiores e com grande volume de clientes. Já as versões gratuitas são menos completas, mas assim mesmo, atendem bem às necessidades de quem está começando a usar este tipo de sistema.

Embora possa parecer “besteira”, contratar uma agência de Marketing pode alavancar muito seu negócio.

Decisão De Compra Dos Clientes

Um dos itens considerados pelo consumidor ao procurar uma oficina mecânica é o atendimento, preço e a qualidade. Quanto melhor o seu negócio satisfizer essas duas condições, melhor será para o seu faturamento no fim do mês. Por isso, tenha em mente oferecer um serviço diferenciado e um preço competitivo, dando sempre o suporte necessário ao consumidor.

Uma boa dica é mandar o carro para o lava rápido antes de entregar ao cliente, costuma ser um diferencial.

Para alguns reparos de carros são exigidos certificações por parte do empreendedor ou do funcionário. Quanto mais a sua empresa tiver certificação em especialidades em reparos, melhor será a confiança do cliente em seus serviços. Alguns concorrentes dominam certos tipos de serviços e produtos, conheça quais produtos e serviços são esses e ofereça um serviço de melhor qualidade para ganhar mais clientes.

Uma boa dica é conseguir seguradoras como clientes, elas pagam bem e tem uma demanda muito alta.

Sempre fique de olho no mercado e na maneira como ele se comporta. As oportunidades de negócio exigem visão do empreendedor para criar um melhor desempenho. Quanto mais conhecer a decisão de compra do cliente e a maneira como ele é motivado a comprar, mais fácil será para obter lucros para a sua empresa.

Mantenha-se atualizado, faça cursos na sua área e depois repasse para seus funcionários.

Manutenções Preventivas Na Usa Oficina Mecânica

Em épocas de feriado, é costume uma quantidade maior de pessoas percorrer longas distâncias para viajar. Consequentemente, os clientes costumam fazer revisões em seu carro à procura de defeitos e problemas que podem ocorrer ao pegar a estrada em uma longa viagem.

Promova esse tipo de serviço de manutenção preventiva mesmo quando não há feriados prolongados. Incentivar o consumidor a fazer isso regularmente faz com que a sua oficina mecânica fique cada vez mais conceituada. Se é um cliente fiel ou dependendo do caso, nem é necessário cobrar, principalmente quando o serviço for muito barato e simples. Isso atrai mais pessoas.

Ofereça meios flexíveis para pagamento. Verifique quais deles mais se adequam ao seu negócio e administre o seu cadastro de clientes, dependendo da região onde está instalada a sua oficina mecânica pode mudar as formas de pagamentos.

Ofereça os serviços com a sua respectiva tabela de preços. Analise a concorrência e obtenha uma boa competitividade. Às vezes, cobrar demasiadamente é prejudicial e muito barato também. Saiba equilibrar preço com qualidade e oferecer no final um serviço que satisfaça o cliente.

 

Cuidados Com A Sua Oficina Mecânica

Com o cuidado em oferecer um serviço de qualidade, bom tratamento e limpeza adequada de sua oficina mecânica, a reputação de sua empresa cresce. Jamais se descuide desses itens. Pequenos incidentes, imprevistos e inconvenientes podem afetar sua reputação perante os clientes. Sempre monitore essas questões e ofereça um canal de comunicação com o cliente.

Não deixe de contratar um bom escritório de contabilidade para fazer a gestão de pagamentos de funcionários e cuidar da sua declaração de imposto de renda.

Tenha atenção também aos prazos pedidos pelos clientes. Alguns deles necessitam do reparo, compra ou venda de produtos e/ou serviços em um determinado tempo. Isso acontece muito em épocas de feriados prolongados com o aumento de pedidos de revisão. Tenha um plano em mãos  para não passar sufoco ao entregar os serviços e produtos de sua empresa.

Você precisa lembrar que os carros dos clientes estarão guardados na sua oficina, ou seja, você tem uma grande responsabilidade em suas mãos, por isso, contrate uma boa empresa de segurança.

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