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Como abrir uma empresa?

Abrir uma empresa requer uma série de burocracias e etapas a serem cumpridas.

Para que ela funcione 100% regularizada, são exigidos diversos documentos, permissões e comprovações que podem variar de acordo com o tipo de empresa que será aberto.

O registro e a formalização da empresa geram oportunidades de ganhos e crescimento para o negócio. Além disso, o empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, receber e acessar subsídios do Governo.

Mas, para que isso seja possível, a jornada é longa. E muitos empreendedores não sabem nem por onde começar o processo de abertura de empresa.

Felizmente, hoje em dia é muito mais fácil abrir uma empresa do que há alguns anos. Isso porque a digitalização dos sistemas de registro e integração do Governo e da Receita Federal com as Juntas Comerciais do país facilitam grande parte do processo.

Dito isso, vamos ao passo a passo completo de como abrir uma empresa, em seus mais variados tipos e portes.

1 – Decida o modelo de negócios da empresa

A definição do modelo de negócios da empresa é o primeiro passo a ser seguido durante o processo de abertura. É a partir dele que todas as outras definições irão se encaixando e formando o seu plano de negócios.

Atualmente, o empreendedor pode escolher diferentes formas de modelos de negócio para a sua nova empresa. É importante ter em mente e procurar aquele que melhor se adapte ao seu tipo de negócio, assim como, também atenda seus clientes da melhor forma possível e lhe proporcione os melhores resultados.

Os modelos de negócios mais comuns no Brasil são:

Franquia

A franquia é um modelo de distribuição e comercialização de produtos ou serviços. Ela se baseia em adquirir o direito de comercializar um determinado produto, com a obrigatoriedade de seguir, rigorosamente, as regras do franqueado.

Esse é um modelo de negócios muito comum, principalmente para grandes lojas de departamento, fast fashions fast foods.

Marketplace

O Marketplace é conhecido como uma espécie de shopping center virtual. Diferente de um e-commerce, em que um site comercializa somente os produtos de uma loja, o Marketplace possui uma proposta mais colaborativa.

Basicamente, trata-se de uma plataforma de grandes varejistas, onde diferentes lojas ou pessoas podem vender seus produtos. O modelo de negócio entrou em ascensão nos últimos anos, principalmente pela facilidade oferecida ao comprador e pela oportunidade de mais visibilidade para o vendedor.

Assinatura

A assinatura é um dos modelos de negócio mais tradicionais e simples. Nele, a empresa concede um serviço ou produto em troca do pagamento de uma taxa mensal, semestral ou anual.

Você provavelmente deve ter algum produto ou serviço com base nesse modelo de negócio.

Para atrair novos clientes e manter os já conquistados, as empresas buscam melhorar seus serviços constantemente, lançando atualizações e novidades a todo o tempo.

Freemium

Essa é considerada uma variação do tradicional modelo de assinatura. Nele, unem-se ofertas de serviços gratuitos com a opção de pagamento pelo serviço completo.

Neste modelo de negócios, a empresa oferta apenas uma parte de seus serviços de forma gratuita, visando atrair novos clientes, e depois propõem um pacote mais completo e exclusivo com preços acessíveis.

Outsourcing

Outsourcing significa “uma fonte de fora”. Ou seja, trata-se de uma empresa que terceiriza parte de seus serviços para outra organização. Este também é um modelo de negócios que entrou em ascensão nos últimos anos e tem despertado o interesse de muitos empresários.

2 – Elabore um Plano de Negócios

O segundo, e indispensável, passo é a elaboração de um plano de negócios para a empresa. Este é basicamente um documento que descreve como a empresa irá atuar, bem como seus objetivos e os passos que deverão ser dados para alcançá-los.

Por meio do plano de negócios é possível demonstrar a viabilidade da sua empresa sob diversos pontos de vista: mercadológico, estratégico, operacional e financeiro. Em outras palavras, um plano de negócio é o mapa no qual são detalhados os caminhos a serem percorridos para que a empresa dê certo.

É importante ter muita atenção ao elaborá-lo, pois esse documento não é apenas um conjunto de ideias e especulações. Ele deve ser escrito a partir de análises e pesquisa de mercado, baseando-se em dados reais que irão auxiliar no momento da criação da empresa.

Dentre os elementos que não podem faltar no planejamento, estão:

  • Modelo de negócio utilizado;
  • Descrição dos produtos e serviços da empresa;
  • Definição do setor e ramo de atividade;
  • Estudo do mercado;
  • Definição do público-alvo;
  • Análise da concorrência;
  • Mapeamento de fornecedores;
  • Plano financeiro;
  • Operacional;
  • Plano de Marketing.

Se você precisa abrir sua empresa nós da Mco contábil, estamos a disposição para ajuda-lo!

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