Por isso, digitalizar a sua loja é o movimento certo! Vender pela internet pode abrir muitas portas e não precisa ser um processo complicado!
Você vai conhecer as formas mais assertivas de vender online e vai descobrir que pode digitalizar o seu negócio ainda essa semana!
Venda pelas redes sociais
Se você nunca vendeu online, mas quer começar a fazer isso o mais rápido possível, as redes sociais e o link de pagamento podem ajudar! O Facebook e o Instagram oferecem um recurso que funciona como uma vitrine virtual. Já o Whatsapp Business oferece recursos que otimizam o contato com clientes e tornam as vendas muito mais profissionais.
Para começar a vender pelo Facebook, basta acessar o Marketplace disponível no menu. Tanto páginas comerciais, como contas pessoais podem catalogar e vender produtos pelo Facebook. A plataforma é super intuitiva e você não vai demorar para cadastrar seus produtos e fazer sua primeira venda online!
No caso do Instagram, a sua conta deve cumprir alguns requisitos. Para começar, você precisa de uma conta comercial e ela deve estar conectada a uma página do Facebook. Depois de verificar os outros requisitos do Instagram, você pode conectar seu perfil comercial ao seu catálogo de produtos no Facebook.
Já no Whatsapp Business, você cria uma conta comercial e tem acesso a recursos como catálogo de produtos, envio automático de mensagens, categorização de contatos, entre outras facilidades. Pode ser uma ótima forma de atacar aquela lista de cadastro de clientes que você já tem. Crie uma lista de transmissão, envie uma mensagem sugerindo alguns produtos e anote novos pedidos.
Usando essas redes sociais, você pode vender online sem contratar uma plataforma de e-commerce ou se cadastrar em um marketplace. Mas como agilizar e finalizar a venda diretamente pelas redes sociais? Nada de transferência bancária ou de cobrar na entrega!
Apps de delivery e logística
Outro jeito de digitalizar suas vendas é possibilitar as entregas por aplicativo. Hoje, aplicativos como a Rappi e a Loggi já contam com negócios que vão muito além dos restaurantes. Farmácias, bancas de jornal, lojas de suplementos e até sex shops estão disponíveis para delivery.
Cadastrar a sua loja nessas plataformas vai aumentar sua visibilidade e, consequentemente, pode impulsionar suas vendas. Mesmo se seus produtos não forem do setor de alimentos, ofertá-los nas principais plataformas de entrega pode trazer novos clientes, facilitar sua logística e manter seu negócio ativo nesse período atípico.
Caso você prefira não cadastrar sua loja nessas plataformas, você pode usá-las como serviços de logística. Se você prefere acumular todas as vendas da semana e fazer entregas sempre aos sábados, é só solicitar esses serviços, ou até mesmo um motoboy para que suas vendas não parem!
Venda por e-commerce ou marketplace
Por fim, o jeito mais tradicional – se é que podemos chamar assim – de vender online é por meio de uma loja virtual. Ao invés de um espaço físico, seu cliente entra num espaço online onde pode visualizar seus produtos e fazer uma compra.
O marketplace é um grande shopping virtual onde vários vendedores apresentam seus produtos, ao passo que consumidores buscam o que precisam e fazem suas compras ali mesmo. A Magazine Luiza e a americanas.com são exemplos de marketplaces onde sua loja pode se hospedar e conquistar novos clientes.
Já o e-commerce é a loja online de uma marca só. Ao invés de colocar seus produtos à venda junto com tantos outros, inclusive concorrentes, você monta uma loja só para os seus produtos. Você pode construir seu próprio e-commerce, ou contratar uma plataforma que oferece toda a estrutura necessária para vender online.
Se seu objetivo é começar a vender hoje pela internet, construir um e-commerce do zero não é uma boa ideia. O investimento inicial e o tempo de desenvolvimento são bem maiores.
Optar por um marketplace ou plataforma de e-commerce seria o equivalente a alugar uma loja no shopping, com um espaço todo pronto para vender seus produtos. Agora, criar seu próprio e-commerce seria como construir uma loja própria e se responsabilizar por cada detalhe: da compra do terreno à maquininha de cartão que você vai usar.
É claro que você precisa conhecer muito bem seus objetivos antes de tomar essa decisão. Mas, para um movimento mais rápido e de menor custo, o marketplace e a plataforma de e-commerce são alternativas melhores do que um desenvolvimento próprio.
Se você precisa abrir empresa, para gerir sua loja online, nós da Mco contábil estamos a disposição para ajuda-lo!