Além de pesquisar a história de empreendedores de sucesso, aprender a filosofia e conhecer as estratégias usadas por quem já chegou lá, há uma série de ações práticas para se observar.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, disponibiliza diversos materiais para quem está começando.
Já o empresário Lewis Howes, autor de vários best sellers sobre empreendedorismo, defende que tudo precisa começar com uma ideia que seja apaixonante.
Como vemos em todas as histórias, o caminho vai evoluindo e se adaptando a cada passo da jornada, mas sempre começa com um objetivo claro.
Depois de identificar sua paixão, Howes recomenda, em artigo no portal Entrepreneur, os seis próximos passos do empreendedor.
1. Pesquise o seu mercado
Saber o mesmo que a concorrência não é suficiente, é preciso ir mais fundo e tornar-se um expert.
Além disso, não desanime se o mercado está sobrecarregado, use isso a seu favor: é sinal de que muita gente está se dando bem e você também poderá.
2. Estabeleça um objetivo financeiro possível
Colocar uma meta a cada seis meses pode ser uma boa tática. No dia a dia, trace pequenos alvos que você precisa atingir para chegar ao objetivo maior.
O importante é ter claro para onde você está indo e fazer ajustes no planejamento de metas sempre que necessário.
3. Produza conteúdo compartilhável
Quando criar um site, blog, rede social ou qualquer material de divulgação, procure produzir materiais originais que possam se tornar referência para as pessoas acessarem por vontade própria.
Assim você conseguirá tornar sua marca cada vez mais conhecida e passará a estar cada vez mais presente na mente dos clientes.
4. Capture leads o quanto antes
Criar um relacionamento próximo com o seu público é essencial. E, por mais antigo que pareça, o e-mail ainda é uma ferramenta muito eficiente de marketing digital.
Ao lançar o seu site, coloque um formulário para coletar os dados das pessoas que o visitam. Depois, manter contato com eles por e-mail pode se traduzir em vendas mais tarde e é bom fazer isso o quanto antes.
Essa estratégia, claro, não deve se restringir ao e-mail e pode ser adaptada para outros canais de comunicação, como telefone e mensagens. Lógico tudo de acordo com a Leis de LGPD (Leis gerais de Proteção de dados)
O importante é reforçar os laços com o seu público e nutrir esse contato constantemente.
5. Resolva o problema do seu público
Depois de desenvolver um relacionamento com uma audiência e compreender as suas necessidades, é hora de apresentar um produto ou serviço que resolva o seu problema.
Esse é o segredo das empresas que fazem sucesso duradouro: elas identificam qual é a dor de seus clientes e oferecem a solução ideal para ela.
6. Comece agora e melhore no caminho
Se você esperar para ter o produto perfeito, sua ideia não sairá do papel. Então, seja lá qual for o seu plano, o momento de começar é agora mesmo.
Por isso, dê o primeiro passo e vá ajustando a rota ao longo da jornada. Você vai tropeçar, mas não tem problema, afinal, você já estará em movimento!
E aí, ficou inspirado conta para nó nos comentários quais são os seus planos de negócio.