Geralmente, alguns dos fatores que levam empreendedores a cogitar uma mudança de ramo são a forte concorrência, endividamento, dificuldades no setor e falta de inspiração. Porém, esta decisão não pode ser tomada de forma impulsiva, pois a falta de conhecimento no novo ramo pode resultar em escolhas equivocadas.
Logo, como saber quando se deve mudar o modelo de negócio da sua empresa?
Em primeiro lugar, é importante que o empreendedor esteja atento aos cenários de mercado, planejar e se informar sobre novas tendências.
As variáveis internas e externas devem ser levadas em consideração, como também, as questões pessoais e empresariais, vendas em queda, reclamações em excesso, falhas, devoluções de produtos, alta rotatividade de funcionários, produtividade em baixa, falta de propósito entre outras questões. Todos estes fatores devem nortear a decisão do empreendedor de mudar de ramo.
Além disso, é recomendável que o empreendedor faça uma orientação profissional e uma consultoria com um contador para levantar dados que podem passar despercebidos. Quanto às dívidas do negócio atual, é preciso avaliar a situação financeira empresarial e pessoal antes de encerrar as atividades.
Cada situação tem suas especificidades. A melhor alternativa poderá ser buscar um recurso societário e somar esta força de trabalho. Porém, se for um negócio inovador que demanda tecnologia, o ideal seria buscar um investidor. Ainda assim, a dica que vale para todo empreendedor é que ele una suas afinidades com uma boa oportunidade de negócio.
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Como fazer análise do novo negócio?
Sempre há um risco em abrir um novo negócio, pois sempre é necessário um investimento inicial. Muitas empresas fecham em menos de dois anos de atividade. Isso acontece, principalmente, devido à falta de planejamento, gestão e a dificuldade de atingir os resultados e metas esperadas desde o momento da abertura da empresa. Por isso, o estudo de viabilidade do negócio se torna fundamental para atuar estrategicamente e para lidar com situações inesperadas.
Todos os fatores que envolvem o início de um negócio devem estar presentes neste estudo de viabilidade. Assim, será possível entender e planejar o novo negócio para o futuro.
Passo a passo
1. Verificar a necessidade do negócio
2. Reúna informações
3. Projete as receitas
4. Calcule os custos
Maiores dúvidas entre em contato conosco nós estamos a disposição !!