As óticas são um excelente modelo de negócio para quem deseja abrir uma empresa lucrativa e muito dinâmica. Com um público-alvo variado e sempre em busca de produtos de qualidade, a venda de óculos possui um mercado sólido associado a necessidade de bem-estar e mais qualidade de vida.
O segundo ponto a se destacar é que óticas também são comércios com grande influência da moda e do design.
Os óculos escuros há muito tempo deixaram de ser apenas um acessório para os dias ensolarados e se tornaram também objetos de desejo.
Se você está pensando em abrir uma ótica e precisa de dicas para começar o seu negócio com o pé direito, aqui vão alguns macetes e informações relevantes. Acompanhe o texto:
Óticas: mercado de atuação e clientes
Em 2021 foram abertas 22.227 óticas, e em 2022 até o primeiro semestre foram abertas 16.032. O setor teve alta taxa de crescimento, a tendência dos últimos 05 anos é de 17,24%. A variação empresarial de 2013 até 2022 foi de 66,72%
A clientela das óticas costuma ser bastante variada. Cada comerciante poderá desenvolver as estratégias de vendas de acordo com o seu segmento.
No ramo de óculos de grau, lentes e acessórios, o grande diferencial será investir em rapidez na entrega e qualidade do produto oferecido. Muitas óticas possuem sistemas de fidelidade onde o cliente, ao trocar de óculos, ganha um desconto especial ou uma caixinha personalizada.
Já o setor de óculos de sol ganha impulso nos meses do verão, época onde as grandes marcas apresentam suas novas coleções e tendências. O grande diferencial desse setor são os preços. Produtos de marcas famosas possuem alto valor agregado e apelam diretamente ao desejo de exclusividade.
O que saber antes de abrir uma ótica?
São muitas as questões para se atentar antes de abrir uma ótica.
Selecionamos os pontos mais importantes. São esses:
1- Ponto comercial
O primeiro passo é se informar em relação ao melhor local para a abertura da loja. Muitas óticas preferem se instalar em shoppings e galerias comerciais.
A vantagem é o maior fluxo de pessoas, segurança e todas as facilidades que esses espaços oferecem. A parte ruim são os alugueis, geralmente bem mais caros que num ponto comercial convencional.
Já as lojas de rua podem sair na frente ao oferecer um ambiente com identidade e personalidade comercial própria. Vale lembrar que óticas não demandam grandes espaços e podem ser iniciadas em pontos menores e com um time reduzido de atendentes. Isso representa mais economia e facilidade para o comerciante em início de carreira.
2- Atendimento
Eis uma das questões mais importantes na hora de iniciar uma ótica. Um bom time de vendedores fará toda a diferença na hora de cativar sua clientela. Lembre-se: óticas não vendem apenas óculos, mas bem-estar, qualidade de vida, segurança, beleza, autoestima.
É essencial treinar bem seus funcionários para que estes possam sempre oferecer a melhor recomendação de óculos para os mais diferentes tipos de clientes.
Em alguns casos é recomendado que os vendedores recebam treinamento básico sobre noções de estética e design. Para isso pesquise por especialistas de moda e visagistas (profissionais de beleza dedicados a valorizar os elementos do rosto).
3- Equipamentos e estoque
O maquinário utilizado para confecção de lentes irá representar a maior parte dos gastos na hora de iniciar uma ótica. Uma opção é firmar parcerias com óticas maiores e laboratórios para terceirização da confecção de lentes.
De todo modo, alguns equipamentos são essenciais e não é recomendado abrir uma ótica sem eles. Confira a lista:
- Pupilômetro: aparelho que permite medir a distância entre a pupila e o nariz.
- Ceratômetro: aparelho para medição da curvatura dos olhos.
- Lensômetro: aparelho para medir o grau das lentes.
- Equipamentos de suporte ótico: ferramentas padronizadas para pequenos reparos como apertar parafusos, ajustar hastes ou encaixar lentes.
Outra questão importante é o gerenciamento de estoque. O ideal é ter um controle rigoroso sobre as vendas para compreender a demanda do público.
No caso de óculos de sol é preciso não investir em grandes quantidades, sob o risco de ficar com produtos encalhados. Vale lembrar que óculos de sol são parte das tendências da moda e todos sabemos que a moda é volátil.
4- Administração e afins
A gerência de uma ótica deve ser pensada tendo em vista sempre a otimização do espaço e o bom atendimento. Um ambiente limpo, organizado e claro é fundamental para que o cliente compreenda os valores de sua empresa.
Quando falamos em óculos, é essencial vender conceitos como:
- Segurança: sua ótica precisa ser um local onde o cliente se sente seguro e acolhido. O atendimento deverá oferecer clareza nas informações, garantindo que o consumidor sempre encontre a melhor opção de produtos.
- Qualidade: óculos são produtos feitos para durar e a maioria dos clientes está disposta a pagar um pouco mais por um produto premium.
- Suporte: óculos são produtos que podem apresentar vícios com o uso. Hastes soltas, lentes arranhadas e outros problemas são comuns. Essa é a chance de fidelizar o cliente e oferecer um excelente serviço de pós-venda.
Contabilidade para óticas
Óticas possuem uma rotina contábil tradicional, com ajustes a serem feitos de acordo com o tamanho do empreendimento, número de funcionários, tipo societário e afins.
De acordo com a localidade é provável que a ótica tenha que emitir um alvará sanitário dentre outros documentos exigidos por lei.
É essencial ainda, buscar o melhor enquadramento tributário, evitando pagamentos desnecessários de impostos que podem ser, legalmente, evitados.
Outro setor que demanda atenção é o RH. Uma ótica precisa de um planejamento eficiente de escalas, férias, folgas e demais assuntos.
Para isso nós da Mco contábil estamos aqui para evitar dores de cabeça e problemas trabalhistas.
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