Segundo pesquisa divulgada na Infomoney, as vendas online do varejo aumentaram em 45% no Natal do ano passado e somaram, entre 10 e 24 de dezembro, R$ 3,76 bilhões!
E, para ajudar empreendedores como você a vender pela internet durante o Natal e ano novo de 2021, nós da Mco contábil separamos algumas dicas importantíssimas.
Como aumentar as vendas online no fim de ano?
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Invista em produtos atrativos para o público
Toda empresa sempre tem aqueles produtos e/ou serviços mais procurados e alguns outros que não tem uma saída tão boa. E, diante disso, uma dúvida muito comum dos empreendedores é em qual deles focar nas ofertas de final de ano.
A primeira dica é: sempre considere aquilo que o seu público mais procura. Porém, isso não quer dizer que os os itens com um giro menor devem ser esquecidos.
Eles podem (e devem!) entrar em promoção, contudo, o destaque maior deve ser para o que realmente vende.
Então, o que precisa ter nas suas redes sociais e no seu site?
- Divulgando das ofertas;
- Explicação sobre os seus produtos e serviços que estão em promoção;
- Dicas de presentes;
- Valores claros, condições de pagamento e entrega;
- Respostas para os clientes. Se ele perguntou o preço em um comentário no Instagram, responda lá; se ele enviou a mensagem, faça a mesma coisa e jamais diga “preço e mais informações por inbox”.
2. Fique sempre de olho na concorrência
Tenha sempre um olho no público e, o outro, na concorrência.
E, falando de vendas pela internet, você precisa analisar a presença digital dos seus concorrentes, ou seja, como eles se posicionam e o que fazem nos sites e nas redes sociais.
Assim, verifique:
- Os comentários dos seguidores nos perfis e sites da concorrência;
- O tempo de resposta para dúvida ou pergunta do seguidor;
- A frequência de postagens, conteúdo e fotos usadas;
- E, o mais importante, quais são os produtos e serviços oferecidos.
Analisando os concorrentes, você consegue descobrir quais práticas evitar e os pontos que você pode aproveitar para o seu negócio.
Porém, não se esqueça de manter a originalidade da sua empresa: uma coisa é inspirar e outra bem diferente, é fazer uma cópia.
3. Divulgue suas ofertas nas redes sociais de forma assertiva
Divulgar as suas promoções de final de ano é essencial, porém, é importante alternar na divulgação de ofertas e outros conteúdos. Do contrário, seu perfil na rede social ficará cansativo.
Dessa forma, durante o final de ano, invista em:
- Posts com dicas e sugestões de presentes com seus produtos e serviços, como mencionamos;
- Postagens interativas, como “marque aqui quem vai te dar esse presente no Natal”;
- Publicações com mensagens sobre a data;
- Mostrar o dia a dia da empresa nos stories e como estão os preparativos para o final de ano;
- Posts mais descontraídos e engraçados. 4. Treine sua equipe para atender bem
Imagine esse diálogo:
Cliente: “Quanto custa a blusa da foto?”
Atendente: “R$ 20,00.”
Agora, veja este outro:
Cliente: “Quanto custa a blusa da foto?”
Atendente: “Olá Senhora Maria, tudo bem? Então, essa blusa custa R$ 20,00 e é ótima para ser utilizada com calças jeans! Inclusive, temos algumas sugestões, deseja dar uma olhada?”
Em qual das duas conversas você acha que o cliente tem mais chances de fechar a compra?
Sua equipe também precisa ser treinada para atender bem online, mesmo diante de uma demanda mais alta: cada cliente é único e deseja ser tratado como tal, independente de qualquer coisa.
Afinal, para ele, não importa se você tem uma equipe pequena ou se tem muitas coisas para fazer e sim, um bom atendimento. Por isso, invista em treinamentos e, se necessário, faça contratações extra para dar conta da demanda.
5. Ofereça vários meios de pagamento
Sua promoção pode ser a mais incrível e o seu produto e/ou serviço o melhor do mercado, mas, sem boas condições de pagamento, você não vai vender.
Por isso, aposte nos Links de pagamento, parcelamentos maiores e recebimentos via Pix Cobrança, que agilizam bastante a venda.
Lembre-se que estamos falando do Natal e do final de ano, época onde as pessoas estão mais favoráveis à compra, principalmente porque é tradicional aqui no Brasil presentear amigos e familiares.
Como também já falamos, as suas condições de pagamento precisam estar expostas de forma bem clara nas suas redes sociais e no seu site. Isso pode ser decisivo para o cliente na hora de escolher entre a sua empresa e a concorrência.
6. Fidelize os novos clientes para o próximo ano
Com um aumento no volume de compras no final do ano, você com certeza você vai receber clientes novos.
Para você ter uma ideia, de acordo com dados da pesquisa que falamos no início deste conteúdo, 16,4% das pessoas que compraram no final de ano de 2021 estavam fazendo compras na internet pela primeira vez.
Por isso, além das ofertas, pense também em estratégias para fazer fidelizar esses novos clientes, ou seja, fazer com que ele compre novamente.
Uma dica interessante é, logo que eles finalizarem uma compra, oferecer recompensas, como cupons de desconto com tempo limitado (10% off até o final de janeiro, como por exemplo), frete grátis.